Inflação

Estarrecida. Definitivamente o governo precisa investir em mais educação, para ver se a gente aprende a fazer conta e ler.

Vejo as pessoas reclamando da inflação no Brasil. Daí ouvi o Lula defendendo a nossa situação financeira, afinal a nossa inflação não é nada perto da que existia quando ele era do sindicato,e tínhamos uma inflação de 80%.

Daí eu pensei: porra Lula, gosto de você, mas aí cê tá de brincadeira.

Numa googlada rápida, dois textos me mostram que ele não tá falando bobagem.

Em 1989, quando eu era um bebê, a inflação de um mês chegou a 50%.

O ano passado o Brasil fechou com a inflação máxima de 5,91%.

Mesmo que seja fácil confundir inflação máxima, com inflação anual e inflação mensal (afinal boa parte dos meus contatos não é economista, devo ter no máximo 3 amigos economistas rs) é difícil fazer parecer que nossa inflação tá tão ruim assim.

Ademais, lembro dos meus pais falando de precisar estocar artigos de supermercado em casa, pq cada vez que iam no supermercado as coisas tinha mudado absurdamente de preço. O dado do artigo, bate com a memória dos meus pais. Eu não posso relatar nada porque em 89 era um bebê de 2 anos de idade.

Minhas fontes:
http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/rec/REC%201/REC_1.1_03_Inflacao_brasileira_os_ensinamentos_desde_a_crise_dos_anos_30.pdf

http://www.febraban.org.br/7rof7swg6qmyvwjcfwf7i0asdf9jyv/sitefebraban/3a_tendencias.pdf

http://economia.ig.com.br/2014-01-10/inflacao-oficial-fecha-2013-em-591-dentro-da-meta-do-governo.html