Crise na educação?

(texto escrito em 16/12/2020)

Eu acredito que estamos sim passando por uma crise econômica. Acredito também que as empresas da educação sofreram perdas nos lucros, devido ao endividamento da população brasileira que se inicia em 2012 (DOWBOR, 2020) e só vem piorando. Essa redução de lucros no entanto passa ao largo do endividamento dos acionistas, visto que estes ocupam o topo da pirâmide financeira. E bom quando uma empresa qualquer dá preju, o acionista vai tirar o dinheiro dele da educação e jogar em soja, fintech ou qualquer outra coisa que for mais lucrativa no momento.  É por isso que aspectos básicos da manutenção da vida não podem ser tratados como mercadoria.

Nesse sentido, acho importante que a gente entenda onde estamos nessa estrutura econômica. Por isso, mais do que se entender como consumidor consciente, o que me deixaria feliz seria ver alunos (sejam do ensino médio ou superior, de faculdade pública ou privada) compreendendo que são na verdade trabalhadores, ainda que venham atuar como profissionais liberais. Afinal o que separa alunos, professores, funcionários administrativos e gerentes dos grandes acionistas são muitos muitos zeros na conta bancária. (Acredito até que os reitores de universidades públicas e privadas sairiam na vantagem caso se engajassem em projetos que diminuam a desigualdade econômica).

Feitas essas considerações, acho que seria razoável que empresas unifiquem os comunicados feitos para acionistas, consumidores e funcionários, adotando o princípio da transparência que já exigimos do Estado. Acredito também que nós devemos escolher representantes políticos para todas as esferas do poder explicitamentemente comprometidos com políticas públicas para educação e saúde gratuitas e de qualidade, pleno emprego (a fim de evitar alta rotatividade dos funcionários), renda básica e taxação de grandes fortunas. Muitas vezes a gente tem preguiça de se engajar politicamente, mas por exemplo, demissões em massa tornaram-se mais simples com a Reforma Trabalhista de 2017, implantada pelo governo Temer.

Além disso, compreender a nossa estrutura socioeconômica exige tempo, coisa que só rico tem né? Quem de nós não está nos corres? Por isso, todo e qualquer curso (arquitetura, psicologia, engenharia, veterinária) precisa ter dentro de suas grades disciplinas que nos permitam nos organizarmos enquanto sociedade.