Português não é difícil


Português não é dirfici. Dirfici é a prenúncia e a prenúncia com tempo se adequere.

Verdade, usar a língua portuguesa de acordo com a norma culta não é difícil. Ter estudado numa boa escola, ter tido acesso a bons livros, boa alimentação, ambiente familiar bem estruturado, acolhimento maternal e fraternal, professores dedicados e tudo o mais que nos proporciona condições de aprender o saber institucional não é motivo de alarde. Se você aprendeu as normas da sintaxe, morfologia e ortografia...
ótimo! Vais poder dialogar muito bem com seus semelhantes.

Por outro lado, vale lembrar que não existe uma forma certa de falar e escrever a priori. Escrevemos como "convencionou-se" ser certo. Hoje o certo é farmácia, mas o certo já foi pharmácia. Hoje o certo é estreia, mas o certo já foi estréia. A linguagem é criação. E suas regras também.

Quando alguém despreza o outro por usar uma linguagem não institucionalizada soa como alguém que quer se diferenciar da massa "inculta". Se coloca na posição de detentor do conhecimento, aquele chato que "se acha o dono da verdade". Não é a toa que vez por outra se auto-denomina: "sou um nazi da gramática".

Porém não há ninguém que fale o português "perfeito" ou conheça a ortografia de todas as palavras. O próprio português judia desses nazistas. Quem tem a tenção de subestimar a linguagem alheia sempre vai ser pego de surpresa pela boniteza da língua portuguesa.

Deixa um oi!

Herr Limes disse...

Se há algo que me irrita são os nazistas da gramática. Com seus dizeres, a linguagem é criação. E suas regras também.

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Pois eh, sejamos mais fluídos!