The Social Dilemma

Assistimos "The Social Dilemma". Achei um documentário importante por mostrar como a ausência de regulamentação da indústria da internet pode ser danosa para nós enquanto sociedade. Além disso, concordo que grandes corporações devem ser responsabilizadas pelos impactos que causam a coletividade, afinal extrair lucro mediante o sofrimento alheio não deve ser tolerado.

Por outro lado achei o doc um pouco "egocêntrico" como se o nosso problema maior atualmente fosse de fato as redes sociais e não uma sociedade orientada para o consumo. Além disso, a alienação não é inaugurada pela internet, a subtração do ócio, a criação da TV, já contribuíam com isso há muito tempo.

Parece-me que o subtexto na verdade é "façamos a revolução antes que a massa faça". Homens brancos e ricos usam o documentário para fazer um alerta parcialmente verdadeiro mas não colocam como pauta o rompimento radical com o sistema capitalista. Nesse sentido, sou até contra a proposta que alguns fazem de simplesmente abandonarmos as redes para não sermos manipulados pelo capital. Fora da internet continuamos expostos a publicidade, marcas e gatilhos para consumo.

Nesse mesmo blog onde você está agora, relato um período que passei fora do Facebook, que era meu grande ralo de tempo na época. Porém, alguns anos depois quando vieram as nossas polarizadas eleições, percebi que ao abandonar a rede deixei de dialogar com a minha comunidade virtual e outras pessoas com valores um tanto duvidosos tomaram esse lugar. Por tanto, sigo com o ensinamento de Certau, a gente precisa  atuar como cupins. Enquanto não temos a opção de uma saída real do sistema, vamos corroer ele por dentro. Usemos as redes para construir nossos discursos! 

Deixa um oi!

Unknown disse...

Fique com mais vontade , apos ler este texto de conversa com vc , pois compartilho com os seusensamentos. Um grande abraço beijos mil