Menos é mais

Enquanto outras cidades se orgulham de terem as maiores coisas, como em Itu onde tudo é gigante ou Recife com o seu maior shopping de não sei onde e a maior avenida em linha em reta da América Latina (né isso?), Teresina se propõe a um orgulho invertido: Avenida Antonino Freire, a menor avenida do mundo.

Porém é justo na menor avenida do mundo onde está o melhor pão de queijo de... Teresina. Não que ele não tenha sabor digno de ser considerado o melhor de todos, nem lhe falta fetiche. É vendido na  Mary Lucy, uma lanchonete que não abre assim todos os dias ou a qualquer hora. Na verdade, isso é coisa bem rara. Abre num horário restrito e, até onde pude observar, aleatório. Produz uma fornada limitada. Acabou? Já era! Quem pegou o seu seja feliz, os outros esperem para a próxima. Eu estou aqui a quase dois anos, passo pela porta  da loja dia sim, dia não e só tive o privilégio de provar esse quitute uma única vez. Nisso uma coisa me surpreendeu: não se vende aqui nem o pão de queijo mineiro, nem aquele que conheci em Maceió. 

Só não pode ser o melhor do mundo todo, porque a receita daqui não se encontra por aí.

P.S.: Eu realmente não sei de qual gosto mais, se é o pão de queijo alagoano, mineiro ou teresinense.

Deixa um oi!

Aliçu disse...

auhahuahuahahuhuauhauhauha

Unknown disse...

Condiz com aquela história que você me contou que Teresina (ou foi o Piauí, ou ainda São Luis) havia sido criada para seguir um ritmo próprio.

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Verdade eu não tinha atinado para essa relação. Eu havia te falado sobre o Piauí:

"Contudo, consideramos que a província do Piauí não era decadente, nem atrasado, nem isolado, apenas caminhava dentro de suas possibilidades, no ritmo estabelecido pelo lugar e singularidade que ocupava historicamente desde sua formação."
Gercinair Gandara em "Rio Parnaíba... Cidades Beira"

Mayla Nascimento disse...

Gostei demais daqui! e vou provar esse pãozinho só pra confirmar!

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Que ótimo! Prove mesmo :)

Mayla Nascimento disse...

hei.

Obrigada por sua visita lá no meu blog! (:
estava pesquisando Teresina! estarei ai em breve! se cuida!

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Eu nem gosto mto de pão de queijo. Primeiro pq não é pão, e sim um tipo de bolinho ou coisa assim, portanto é uma farsa, uma mentira, propaganda enganosa. Segundo pq não acho grande coisa o gosto da treta. É comível e tal, mas nada de mais.

Qual a medida da menor avenida do mundo de Teresina? Pq sempre me ensinaram q a menor avenida do mundo é a Vicente Machado, em Ponta Grossa, com seus 750 metros.

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Ah, mas é aí que tá. Nem o pão de queijo de Maceió, nem o de Teresina são essa coisa que realmente não parece pão como é o pão de queijo mineiro. O de Maceió é um pão bem fofinho, redondinho com um recheio cremoso de queijo e queijo ralado salpicado em cima. O daqui de Teresina tem uma massa que lembra um "joelho" com recheio de queijo derretido.

Ih o bicho pegou, pq não sei a medida da avenida daqui...

André Barcelos disse...

Lari, já disse que adoro os teus textos? Não!? Pois é, curto muito!

De outro norte... lembra que você queria ler a tese do mestrado do meu pai? Tá no blog dele... dá uma olhada lá.

http://silvaniobarcelos.blogspot.com.br/

Beijos!

LARISSA LIRA TOLLSTADIUS disse...

Ow André, é muito bom ler isso. :D

Lembro sim. ótimo saber, vou lá dar uma olhada!

Beijos!